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O Futuro do Marketing de Influência

10 de fev. de 2025

O Futuro do Marketing de Influência
O Futuro do Marketing de Influência

O que você precisa saber sobre as principais tendências que irão protagonizar os próximos capítulos da Creator Economy

A Creator Economy cresce centenas de bilhões de dólares a cada ano, e talvez isso não seja uma novidade pra você, mas, um estudo publicado pela Goldman Sachs em 2023 demonstrou que a nova economia poderá movimentar meio trilhão de dólares até 2027, e isso gerou um grande burburinho entre os principais canais de notícias de negócios, marketing e empreendedorismo no meio digital. 

Só no Brasil, a economia criativa movimenta 300.000 trabalhos, sejam eles formais, ou informais. Não há dúvida que esse é um dos mercados com maior potencial de crescimento nos próximos anos. Mas como se diferenciar em meio a tantos criadores? 

Vivemos na era do consumo acelerado, da informação a poucos cliques de distância, e do consumo de conteúdo vazio, em muitos casos (não à toa, Brain Rot — ou apodrecimento mental, foi eleita a palavra do ano em 2024).

Existem uma infinidade de creators que construíram autoridade no mesmo nicho em que você se estabeleceu. E definitivamente, outros ainda construirão. A autenticidade é a palavra da vez. A fórmula do momento para criar diferenciação. Mas como ser verdadeiramente autêntico? 

Nessa primeira edição do Flooa Insights, trouxemos 3 tendências que se estabeleceram como direcionamentos nesse mercado, e elas serão não só úteis, mas essenciais para direcionar a sua estratégia.

Isso é claro, se estiverem alinhadas aos seus objetivos, e ao posicionamento que você deseja construir.

O Futuro do Marketing de Influência


#1 — A ERA DA DESCONEXÃO 

É inegável que estamos ressignificando o consumo de conteúdo, e mais do que isso, redefinindo o senso de comunidade, autocuidado, e auto realização. Um estudo da WGSN sobre o consumidor do futuro explica como a cultura da pressa e o excesso de informação têm afetado negativamente as novas — e antigas — gerações.

É quase inacreditável pensar que movimentos, produtos e serviços que buscam incentivar a redução do consumo excessivo, a desconexão e maior presença no mundo real ganham força, mas é o que de fato tem acontecido.

Milhões de posts no TikTok e Instagram comprovam que a romantização do momento presente é um tópico extremamente relevante para as novas gerações. Aproveitar momentos simples do dia a dia, como ler um livro, tomar um café, ou fazer carinho no pet são formas práticas de dar valor a simplicidade da vida cotidiana. 

Experiências presenciais que inspiram a vivência do agora, da desconexão com o on, e o viver mais no off, irão se destacar cada vez mais, principalmente entre os Millennials e a Geração Z. 

Em 2023, a Organização Mundial da Saúde declarou a solidão como uma ameaça à saúde global, e no mesmo ano, o Global Wellness Institute reportou movimentações de + de 4 trilhões de dólares no mercado de bem-estar, com destaque para atividades de meditação, yoga e terapias holísticas. Além disso, a Eventbrite apontou que 78% dos Millennials prefere gastar seu dinheiro com experiências, ao invés de bens materiais.  

As pessoas não deixarão de consumir conteúdo, é claro. Mas serão cada vez mais intencionais sobre o tipo de conteúdo que consomem. A valorização do agora terá ainda mais protagonismo nessa nova era.

O Futuro do Marketing de Influência


#2 — TODOS SOMOS INFLUENCIADORES

O desejo de pertencimento a uma comunidade é inerente ao ser humano desde os povos primitivos, falaremos mais sobre isso no tópico #3. Mas no contexto digital em que vivemos hoje, comunidades se tornam mais fortes quando seus integrantes se sentem confortáveis para serem quem são. O consumidor como influenciador é uma tendência que ganha mais força a cada ano. Grandes marcas (como a Glossier, por exemplo) utilizaram — e ainda utilizam — dessa estratégia para gerar identificação com a sua audiência e criar relacionamentos ainda mais fortes com seu público. 

Um exemplo recente é o da marca REFY, que levou algumas de suas consumidoras fiéis por uma viagem na Espanha. Essa ação validou os valores da marca — que promove a diversidade, bem-estar e autocuidado — e também reforçou o quão valiosa a sua comunidade é para seus criadores.

Você já é um influenciador, mesmo que não utilize essa habilidade.

Um estudo de 2009 da Nielsen Company relatou que 92% dos consumidores confiam mais em recomendações pessoais do que em publicidade.

Além disso, um relatório da Edelman de 2023 confirmou o quão atual essa tendência ainda permanece, a pesquisa mostra que cerca de 71% das pessoas confiam mais em "pessoas comuns" do que em figuras públicas ao considerar um produto ou serviço. 


A verdade é essa: pessoas confiam mais em pessoas tipo elas, que vivenciam contextos de vida e rotinas similares às delas. Utilizar isso para trazer mais potência para aquilo que você tem a dizer é um caminho para construir a sua marca pessoal. A autenticidade e a identificação genuína são fatores cruciais para construir confiança. 


#3 — A FÓRMULA DAS COMUNIDADES: EXPRESSE QUEM VOCÊ É E INSPIRE PESSOAS A FAZER O MESMO

Expressar quem você verdadeiramente é, e o que você acredita, hoje, é mais relevante do que nunca. 

O senso de pertencimento a uma comunidade é base fundamental da organização humana. Nós sentimos necessidade de conexão. Estudos comprovam, a história comprova, isso é um fato. 56% dos indivíduos que pertencem a uma comunidade estão mais propensos a ter uma vida saudável e realizada, de acordo com um artigo do Harvard Business Review. 

Mas por que isso importa? 

A falta de conexão social está associada a inúmeras consequências negativas para a saúde física e mental, e o objetivo das comunidades nada mais é do que reunir grupos de pessoas que têm similaridades entre si, que compartilham interesses e valores pessoais, e desejam transformar algo a partir disso.

Inspirar pessoas através da sua visão autêntica é o caminho para construir uma sólida comunidade. 

Quando você tem coragem de se colocar genuinamente no mundo, você inspira outras pessoas a fazerem o mesmo. Grandes movimentos na história da humanidade  começaram com pequenas tribos de pessoas impulsionadas pela sua visão de transformação, ousadia e inovação.

Utilizar dessa estratégia com intencionalidade pode ser uma grande virada para a construção de uma carreira sólida e alinhada a quem você é. 



#SEMPREBOMLEMBRAR:

Melhor do que estar por dentro das últimas trends, é ter clareza de como usá-las sabiamente, atrelando-as à sua verdadeira essência e ao que você deseja comunicar a sua audiência. 

— 

O Flooa Insights é um portal informativo sobre tudo que há de relevante no mercado da influência e tendências da Creator Economy.

Nossa missão é potencializar carreiras criativas.

Fazemos isso através de uma metodologia própria qua alia autenticidade a negócios. Trazemos a visão business para creators que ousam se diferenciar nesse universo digital repleto de mesmice.

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